Porque escolhi esta temática?

Porque escolhi esta temática?

Porque escolhi a temática Lego Mindstorms no meu projecto de dissertação? Segue-se um vídeo, um pouco extenso, mas já era tarde e não vi as horas passar...

 

Que título daria, neste momento, à minha investigação?
  1. A Robótica na aprendizagem de Algoritmia e Linguagem de Programação C: um estudo com alunos do 10º ano do Curso Profissional.
  2. Robótica educacional: aprender programação com Lego MindStorms
  3. Uso de robôs na aprendizagem de programação
“(Not) gonna do's, perhaps I'll do, don't have clues", neste momento, do meu projecto de investigação:

Não vou fazer: um curso de robótica. Usar apenas o robô na sala de aula.

 

Talvez eu vou fazer: um projecto útil. Um estudo baseado no Kit Educacional Lego Mindstroms. A introdução da robótica, como apoio à disciplina de programação, permitirá aos alunos, de uma forma lúdica, compreender por que razão é importante o conhecimento e a compreensão de todos os conteúdos programáticos, em especial a algoritmia, uma vez que terão uma abordagem prática desses conteúdos.

 

Não tenho a menor ideia: como vou começar…

 

“(…) mas a questão principal redunda não nos materiais utilizados mas no tipo de tarefas que se propõem aos alunos e no tipo de situações de aprendizagem que um professor está disposto a preparar e a experimentar.” (OLIVEIRA, 2007, p. 173)

Existem muitas investigações sobre as potencialidades educativas da robótica, no entanto, como refere Oliveira, o uso de robôs na sala de aula é insuficiente, é necessário saber quais as tarefas que o professor deve propor aos alunos e de que forma ele deve preparar e experimentar as situações de aprendizagem.
Este projecto pretende investigar e avaliar o impacto do uso de robôs, Lego Mindstroms NXT, no processo de ensino e aprendizagem baseado na resolução de desafios de robótica e na capacidade de programação de robôs na Linguagem C.
Para isto, pretende-se conceber, numa estrutura modular, um conjunto de desafios que incluem actividades e pequenas competições, baseadas numa concepção em que os alunos são construtores de conhecimento e desenvolvedores do pensamento. Pretende-se também descrever uma metodologia de ensino inserida na estrutura modular da disciplina PSI do curso profissional GPSI.
Este projecto pretende investigar numa metodologia qualitativa de forma a descrever e analisar as actividades e competições desenvolvidas pelos alunos na sala de aula. Analisar a forma como os alunos resolvem os desafios apresentados e recolher as opiniões dos alunos sobre esta metodologia de ensino.
Pretende-se desenvolver uma plataforma web – ROBOT.edu - associada ao projecto que permita divulgar o tema de robótica educativa, construções de robôs com o kit Educacional Lego Mindstorms NXT, actividades, competições, disponibilizar recursos educativos, vídeos, fóruns de discussão, questionários, notícias, entre outras funcionalidades. O objectivo principal da plataforma é de permitir aos alunos resolver os desafios propostos utilizando a Linguagem C.

Palavras-Chave:

Robótica Educativa, Programação, Algoritmia, Linguagem C, Aprendizagem, Actividades, Competições, Robôs, Lego Mindstorm

Algumas questões soltas:
  1. Como é que os robôs podem ajudar a desenvolver o raciocínio lógico do aluno no ensino da algoritmia?
  2. Qual o impacto das actividades, nas competências de resolução de algoritmos dos alunos?
  3. Os alunos identificam os conteúdos programáticos tratados na disciplina no contexto das actividades desenvolvidas?
  4. Como é que os alunos aprendem Linguagem C utilizando robôs do Kit Educacional Lego Mindstroms?
  5. Uma competição de robótica pode diagnosticar, no ensino da programação, dificuldades de aprendizagem nos alunos?
  6. Os alunos podem aprender programação tendo o robô como ferramenta mediadora do processo ensino aprendizagem?

 

cmra às 01:46 | link do post | comentar